Clima em Alagoas: entenda seu comportamento em cada temporada do ano.

Clima em Alagoas: entenda seu comportamento em cada temporada do ano.

Está pensando em vir ou mora em Alagoas? Nesse caso, é importante que você pesquise um pouco sobre o clima da região antes de decidir o período no qual ficará por aqui. Afinal, embora esse estado seja considerado uma terra ensolarada, seu clima possui variações.

Sendo assim, se informar nunca é demais. Pensando nisso, decidimos te ajudar! Neste texto vamos te falar sobre o clima em Alagoas em cada temporada do ano. Então, se quiser saber sobre o assunto, é só continuar com a gente e conferir!

Qual é o clima em Alagoas?

O clima alagoano é considerado majoritariamente tropical atlântico, um clima que abrange grande parte da região litorânea do Brasil. No entanto, esse clima é dividido em três em Alagoas: úmido, subúmido e semiárido.

O clima úmido é o clima encontrado na capital do estado, Maceió, e também no extremo norte de Alagoas. Já o clima subúmido é o clima que caracteriza o leste geográfico de Alagoas. O semiárido, por fim, é o que caracteriza o centro e o oeste (regiões chamadas de Agreste Alagoano e Sertão Alagoano).

Como o clima em Alagoas oscila em cada temporada do ano?

Maceió e o litoral Norte do estado têm um verão seco e um inverno úmido. Ou seja, são áreas que, embora não costumem apresentar variações de temperatura significativas no inverno, recebem um bom volume de chuvas nessa estação. Já no restante da região litorânea, indo mais para o sul de Alagoas, o clima é quente e úmido, com temperaturas um pouco mais amenas.

Por exemplo, em Maceió e no litoral norte as temperaturas costumam variar entre 23ºC e 28ºC. Mas, na faixa litorânea ao sul, elas variam entre 20ºC e 25ºC, com chuvas mais frequentes a partir da chegada do outono.

Por fim, como é de se esperar, ao ir se afastando da região litorânea, o clima em Alagoas vai ficando mais seco. De modo que se encontra um índice pluviométrico consideravelmente menor no centro do estado (Agreste Alagoano) e no extremo oeste (Sertão Alagoano).

Existem pontos a serem considerados antes de se basear nas oscilações climáticas do estado para decidir quando vir a Alagoas. Mas podemos sim traçar um panorama geral para você tomar essa decisão.

Basicamente, se você deseja curtir o litoral do estado e, por isso, não quer ter que lidar com a possibilidade maior de pegar um dia chuvoso, é melhor escolher um período de visitação entre os meses de novembro e fevereiro. Lembrando, claro, que esses também são os meses de alta temporada.

Já se você deseja fazer uma viagem diferente, explorando mais o interior do estado, de setembro a março é a melhor época. Avisando também que no verão você irá lidar com um clima bem quente nessa região.